O que é CNAE?

O que é CNAE?

Você já ouviu falar de CNAE? Sabe o que significa? Se não souber, não precisa se sentir mal. Essa é mais uma daquelas siglas que parecem perseguir os empreendedores na hora de abrir uma empresa.

Desmembrando a sigla, CNAE significa: Código Nacional de Atividades Econômicas. Foi definido pelo governo como uma forma de padronizar as atividades exercidas pelas empresas, incluindo os MEIs, que tem uma lista de atividades específicas.

Por ser baseada na atividade da empresa, o CNAE funciona como um facilitador ao enquadramento da sua empresa em um grupo específico e, consequentemente, ao padrão de impostos pagos por esses empresários. Por exemplo, se todas as empresas que prestam serviços de corretagem de seguros pertencem ao mesmo CNAE, todas pagarão as mesmas alíquotas de impostos, claro que de acordo com seus respectivos faturamentos.

Além da classificação geral, de âmbito nacional, existem também, diversas subclasses, adequadas às necessidades administrativas da tributação federal, estadual e municipal.

Atualmente, para estar funcionando regularmente, todas as empresas, sendo públicas, privadas ou até mesmo as de atividades sem fins lucrativos, precisam possuir seu CNAE.

Ok. Mas agora você deve estar se perguntando: Qual é o CNAE adequado para a minha empresa? Então vamos lá!

Para abrir uma empresa, quando você fizer o cadastro dela junto à Receita Federal para conseguir seu CNPJ, você precisa informar três coisas: o Código de Natureza Jurídica, a Atividade Econômica Principal e as Atividades Econômicas Secundárias. Estes dois últimos, são referentes às atividades classificadas pelo CNAE.

Então, o primeiro passo é que você descubra o CNAE correspondente à atividade que sua empresa irá exercer.

Achou complicado?

Não precisa se preocupar! A gente simplifica para você!

Entre em contato agora mesmo e nos informe o tipo de serviço que deseja prestar. Com essa informação conseguiremos te ajudar em relação ao CNAE mais adequado para sua empresa!

Deixe uma resposta