Receita vai bloquear acesso de cem mil empresas ao programa do Simples Nacional

Receita vai bloquear acesso de cem mil empresas ao programa do Simples Nacional

De acordo com matéria publicada pelo Jornal O Globo, a Receita Federal iniciou hoje, dia 23 de outubro de 2017, o bloqueio do acesso de 100 mil micro e pequenas empresas cadastradas no programa do Simples Nacional.

O motivo:  Abatimentos indevidos, utilizados por empresários na tentativa de pagar menos impostos.

O FISCO identificou que muitas destas empresas estavam marcando campos de imunidades e isenções, como o de Cesta Básica, por exemplo, ao preencherem seus relatórios, por saberem que esses fatores diminuem os impostos pagos. Ao perceber essa que essa ação estava sendo comum, a Receita Federal aumentou a fiscalização e elevou as punições.

Segundo a Receita, o próprio sistema apontará as declarações que precisam ser retificadas e se, mesmo ao ser notificado, algum micro ou pequeno empresário for pego reduzindo o valor informado como receita bruta na tentativa de manter o imposto mais baixo, ele poderá ser autuado criminalmente.

Isso acaba acontecendo porque muitas vezes, por falta de informação e por não se dar conta de que ao abrir uma empresa você está sujeito à diversas obrigações, as pessoas acabam tentando dar o famoso “jeitinho” para se “livrar” dos impostos, mas as coisas não podem ser tratadas dessa forma.

O Simples Nacional é um dos regimes tributários mais simplificados que temos atualmente. Focado em micro e pequenas empresas com faturamento anual máximo de até R$ 3.6 milhões (limite que em 2018 será ampliado para R$4.8 milhões). Não é difícil, basta fazer tudo certinho. No Simples, o recolhimento de todos os tributos federais, estaduais e municipais acontecem  em uma única guia, a DAS

Ser empresário é coisa séria e é por isso que nós, do Simplificador, estamos aqui para te ajudar! Com um sistema contábil simples e eficiente, administrado por profissionais competentes e aptos para se responsabilizar pela contabilidade da sua empresa, você tem a segurança e relatórios precisos para ter a certeza de que, seguindo nossas orientações e registrando todas as informações, não precisará passar por esse tipo de problema.

Quer entender como o Simplificador pode te ajudar? Ente em contato agora mesmo!

Deixe uma resposta