Como encontrar meu recibo de imposto de renda?

Como encontrar meu recibo de imposto de renda?
Tempo de leitura: 2 minutos

Está precisando do número do recibo do seu imposto de renda mas não sabe nem por onde começar a procurar? Calma! A gente te ajuda!

O que é esse número?

Quando você envia sua declaração, o próprio sistema da Receita Federal gera um número de 12 dígitos que é exibido logo após a transmissão. Aqui, a principal recomendação é que você salve um PDF com esse número e salve em seu computador ou celular.

Caso você não tenha feito isso e esteja precisando desse número, existem 3 possibilidades para o resgate deste código. São elas:

  • Computador ou dispositivo móvel onde a declaração foi feita
  • Pessoalmente
  • Portal e-CAC

Computador: Quando você salva sua declaração diretamente no disco rígido do seu computador, o arquivo fica na pasta “C:ArquivosdeProgramasProgramasSRFIRPF20XXtransmitidas”, assim observando o ano da declaração, você consegue acessar o próprio sistema da Receita Federal que já está instalado e recuperar o seu recibo.

Dispositivo móvel: No caso dos Androids, o arquivo fica disponível diretamente na pasta de downloads. Já no IOS, você precisará acessar a pasta de arquivos dentro do iTunes.

OBS: Em ambos os casos, será necessário que o aplicativo do IRPF esteja instalado no aparelho e você precisará ter uma cópia da declaração e dos recibo baixados em seu dispositivo.

Pessoalmente: Se você não estiver conseguindo realizar a consulta, para resgatar o número do recibo da sua declaração, você pode se dirigir pessoalmente a qualquer uma das unidades de atendimento da Receita Federal espalhadas pelo Brasil.

Portal e-CAC: Caso você conte com um certificado digital para pessoa física, o e-CPF, você conseguirá consultar facilmente o número do seu recibo pelo no portal e-Cac, da Receita Federal. Se você não tiver o certificado mas tiver o número da declaração do ano passado, tudo bem. Você poderá gerar um código de acesso para consultar o recibo da última declaração.

Ainda está com dúvidas? Venha para o Simplificador que a gente pode te ajudar!

Deixe uma resposta