Como pagar a Guia da Previdência Social – GPS

Como pagar a Guia da Previdência Social – GPS

Você retira pró-labore, recebeu essa guia e não entendeu muito bem como deve efetuar o pagamento?

Não se preocupe. A gente te explica!

GPS – Guia da Previdência Social – Também conhecida como a Guia da Aposentadoria, a GPS é usada por como autônomos, empresários, profissionais liberais e empregados domésticos não registrados pela CLT para recolher as contribuições ao INSS.

Importante: Ao se tornar empresário do Simples Nacional, você se torna um contribuinte obrigatório da previdência, por isso, ao declarar um pró-labore, será por meio da GPS que você irá realizar a sua contribuição com o INSS e resguardará todos os seus direitos de aposentadoria. 

Outro ponto é que, como empresário, a contribuição conta tanto por tempo, quanto por idade. Assim, você poderá se aposentar de acordo com o que acontecer primeiro.

*Importante: A primeira guia da GPS, vem com o código de barras e o vencimento é sempre dia 20 de cada mês. Caso dia 20 caia em feriado ou final de semana, o vencimento é adiantado para o último dia útil mais próximo à data.

Porém, caso você não realize o pagamento até a data oficial de vencimento estipulada pelo governo, ao gerar uma segunda via, a mesma virá sem o código de barras e você precisará seguir os seguintes passos para efetuar o seu pagamento.

Vamos ao passo a passo do pagamento sem código de barras:

O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou internet banking* , mas por não possuir código de barras, você precisará seguir alguns passos e inserir as informações solicitadas.

*Alguns bancos, principalmente os digitais, como é o caso do Nubank, Neon, entre outros, ainda não é possível realizar o pagamento de guias sem o código de barras. Assim, se o seu banco não oferecer esta opção, você realmente precisará comparecer a uma agência física de qualquer outro banco para realizar o pagamento.

Veja a um exemplo de como essa guia chegará até você:

Vamos agora a um passo a passo de como realizar o pagamento (mesmo que a guia venha sem o código de barras. O que pode acontecer em algumas situações).

Ao logar na sua conta corrente (internet banking), vá até a área de PAGAMENTOS e  procure a guia “IMPOSTOS E TRIBUTOS”. Em seguida, clique em  GPS para cadastrar a sua guia. A localização pode variar de banco para banco, mas todos permitem o pagamento online.

OBS: As áreas podem variar de banco para banco, porém, em geral, as nomenclaturas são essas.

Feito isso, você será direcionado para a tela de preenchimento e precisará inserir as informações que já estão na guia que você recebeu.

Preencha todos os dados e clique em CONTINUAR.

  • Caso a sua guia venha com o código de barras, você consegue pagar como uma conta comum.

Após inserir seu token, o pagamento será realizado!

Viu só? É bem simples! =) 

Não quer mais se preocupar com as burocracias da sua PJ? Venha para o Simplificador agora mesmo!

Leave a Reply