Por que uma empresa é excluída do Simples Nacional?

Por que uma empresa é excluída do Simples Nacional?

Há alguns dias, publicamos uma noticia que mostrava que a a Receita Federal iniciou a notificação das empresas que seriam excluídas do Simples Nacional e como se regularizar, você chegou a ver? Caso não tenha visto, é só clicar aqui.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre os motivos que podem levar à exclusão. Vamos aos principais:

Faturamento maior do que o permitido

Empresas do Simples Nacional não podem faturar mais do que R$ 4,8 milhões por ano.

Por ser calculado com base nos últimos 12 meses, no ano de abertura, o faturamento não pode exceder proporcionalmente os R$ 400 mil mensais. Ou seja, é importante que a empresa tenha em seu planejamento uma previsão dos recebíveis ao longo dos próximos doze meses. 

Dívidas: Tributárias e Previdenciárias

O não pagamento dos impostos mensais, tanto a DAS que é a guia de pagamento dos impostos referentes ao faturamento, quanto a GPS, guia da previdência social, gerada de acordo com os recolhimentos de pró-labore, são motivos de exclusão do Simples Nacional.

Não existe uma quantidade exata de guias não pagas que levem à exclusão, por isso, a melhor recomendação é: programe-se direitinho para não atrasar seus impostos!

Registro incompatível de despesas

Empresas que registram despesas, e até mesmo folha de pagamento, incluindo pró-labore, que superem o faturamento anual da empresa em 20% também estão correndo o risco de serem excluídas do Simples Nacional.

Emitir notas fiscais em CNAEs não permitidos

A lista de atividades permitidas ao Simples Nacional sofre alterações regulares. Assim, é preciso sempre estar atento ao código em que está emitindo suas notas fiscais, uma vez que, se na abertura da empresa o código era permitido, pode ser que essa regra tenha mudado ao longo do tempo e, caso você não perceba, é mais um motivo para a exclusão.

Estes são alguns dos principais motivos de exclusão. Se você recebeu a notificação e está um pouco perdido, entre em contato com o Simplificador que iremos te ajudar!

Leave a Reply