5 passos para trocar de contador sem dor de cabeça

A troca de contador é sempre um momento delicado e muitas vezes necessário para qualquer empresa. Quando o profissional não atende às suas expectativas, é direito do empreendedor fazer a troca sem peso na consciência!

Veja alguns passos para não passar por dificuldades na hora de trocar de contador!

1. Avalie os motivos da troca

Os motivos para se trocar de contador podem variar muito. É possível que o profissional cobre preços que você considera inacessíveis no momento ou que você tenha perdido a confiança no profissional por algum motivo.

Independente do que ensejou a troca, é preciso analisar muito bem os motivos para não deixar que isso aconteça na relação entre a sua empresa e o novo contador. 

Se a questão foi a perda de confiança, busque boas recomendações a respeito do novo profissional. Caso o problema tenha sido os valores, analise bem o pacote de serviços do próximo contador e veja se ele atende às suas necessidades e possibilidades financeiras.

2. Troque de contador no timing correto

Um erro muito comum na troca de contadores é o descuido com o momento de fazer a mudança. Algumas empresas desconsideram esse aspecto, mas você já parou para pensar no transtorno que é trocar de contador nos dias que antecedem o prazo final para a apresentação do IRPF, por exemplo?

Dessa forma, se for possível, deixe para fazer a troca em períodos em que não há a necessidade de fazer atividades fiscais e tributárias muito complexas.

3. Leia o contrato de prestação de serviços

A nossa terceira dica, por mais óbvia que seja, é a de ler e analisar o contrato de prestação de serviço que você celebrou com o contador atual. É muito difícil lembrar de todas as cláusulas acordadas entre você e o profissional, de modo que você pode deixar alguma coisa passar se não tiver esse cuidado.

No contrato de prestação de serviço, está prevista a antecedência mínima para fazer a comunicação de encerramento do contrato, o prazo final da prestação e até mesmo a previsão de uma multa, para o caso de você finalizar o contrato antes do prazo.

4. Faça uma comunicação de encerramento

Comunique ao seu atual contador, de forma idônea, sobre o encerramento da prestação de serviços. Para fazer isso, você pode utilizar meios de comunicação confiáveis, como o e-mail, ou pode ainda fazer uma carta registrada e enviá-la pelo correio.

Nessa comunicação, deve constar claramente que você deseja encerrar o contrato, com a data final da prestação, a solicitação dos documentos, logins e senhas que estiverem em posse do profissional e um pedido para que seja feito um relatório final sobre a situação da empresa nas esferas municipal, estadual e federal.

5. Feche negócio com um novo contador

Por fim, comece a busca por um novo profissional para cuidar da parte burocrática fiscal e tributária da sua empresa! 

Avalie se o novo contador conta com preços competitivos e boas referências e não esqueça de passar a ele o relatório que o seu antigo contador confeccionou, os documentos e os logins e senhas dos portais governamentais.

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