A importância do comprovante de renda

Comprovar a renda pode ser um desafio para quem não trabalha sob o regime celetista. Porém, existem diversas maneiras de fazer essa comprovação, além da carteira de trabalho e dos contracheques.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância do comprovante de renda, quais você pode utilizar e onde são exigidos!

Qual a importância do comprovante de renda?

O comprovante de renda é o meio pelo qual uma pessoa física ou jurídica atesta que recebe algum tipo de provento de maneira recorrente. É utilizado para conseguir crédito em bancos, financeiras, lojas e demais locais que tenham operações de crédito ou fazem vendas a prazo.

Ter um documento que propicie esse tipo de comprovação é essencial para qualquer pessoa que deseja fazer novos negócios e investimentos. Porém, quem não possui carteira assinada pode encontrar alguma dificuldade em obter a comprovação da renda.

Dessa forma, a procura por escritórios de contabilidade que forneçam um comprovante de renda válido para os prestadores de serviços é crescente. Nesse caso, é possível optar por comprovantes, como extratos bancários, DECORE e DASN-SIMEI, por exemplo. 

Comprovantes de renda aceitos 

Saiba quais são os comprovantes de renda aceitos.

Carteira de trabalho

A carteira de trabalho fornece informações sobre o seu emprego atual. Nela, constam a data de entrada, o cargo, o salário e outros dados que demonstram a renda que você percebe.

Extrato bancário

O extrato bancário, embora não seja tão aceito quanto os outros comprovantes, também pode ser utilizado. Ali, constam as suas movimentações bancárias. 

Se você for um prestador de serviços MEI e tiver um contrato e mais os extratos que comprovem os pagamentos mensais, podem ser utilizados em conjunto e enfatizam a comprovação da renda.

Contracheque

O contracheque, também conhecido como holerite, é utilizado para comprovar os salários bruto e líquido. Normalmente, os locais que exigem a comprovação da renda solicitam os últimos três contracheques, para que sejam válidos como comprovantes.

DECORE

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) é um documento emitido e assinado por um contador e serve para comprovar a renda de profissionais autônomos, pessoas físicas e sócios de empresas, por exemplo.

DIRPF

A Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) é utilizada para comprovar os rendimentos percebidos no período de um ano e, também, contém os bens de propriedade do indivíduo.

DASN-SIMEI

Por fim, a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) é utilizada por profissionais que optam pelo MEI e contém a receita bruta do ano anterior à sua emissão.

Onde usar comprovante de renda 

A importância do comprovante de renda também pode ser constatada pela grande quantidade de situações em que pode ser utilizado. Confira as principais:

  • Obtenção de empréstimos e financiamentos;
  • Aluguel de imóveis;
  • Compras na modalidade crediário;
  • Fazer consórcios;
  • Aumento do limite do cartão de crédito ou cheque especial.

O Simplificador ajuda você a comprovar a sua renda por meio da emissão de DECORE assinado e oferece outros serviços de contabilidade on-line. Continue no site e acesse a aba “Planos” para saber mais!

Categories:

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!