CNPJ para fisioterapeuta

Atualmente, a praticidade e a rapidez para abrir uma empresa aumentaram por conta do investimento recorrente do governo em propostas que auxiliam os trabalhadores autônomos. 

Devido a isso, cada vez mais profissionais estão em busca da independência no mercado de trabalho por meio da abertura do CNPJ. Um dos profissionais em busca da sua própria empresa é o fisioterapeuta.

Neste post, iremos tirar algumas dúvidas sobre como abrir um CNPJ para fisioterapeuta e como abrir clínica de fisioterapia!

Fisioterapeuta pode ser MEI?

Para ser Microempreendedor Individual (MEI), é necessário que a atividade desenvolvida esteja na lista de permissão, que é definida a partir de códigos disponibilizados pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Todas as áreas que exigem um registro em um conselho profissional não estão possibilitadas de abrir um CNPJ MEI, pois essa figura jurídica existe para justamente incluir e promover a formalização de profissionais independentes não registrados.

Pelo fato desse profissional da área de saúde já ser registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), ele não tem direito a ser MEI.

Qual o tipo de empresa ideal para fisioterapeutas?

Empresário Individual

Não pode constituir uma empresa com sócios e é vinculado ao Cadastro de Pessoa Física (CPF), com o patrimônio privado.

A empresa pode ser de Pequeno Porte (EPP) ou uma Microempresa (ME) e tem limite de faturamento, sendo EPP até R$ 4,8 milhões e ME até R$ 360 mil. Ambos se enquadram no Simples Nacional.

Autônomo

Por estar regulamentado pelo Crefito, o fisioterapeuta já é considerado um profissional liberal, fazendo com que não haja necessidade de abrir uma empresa autônoma. Além dessa opção e do Empresário Individual, que utiliza o CPF, é possível abrir um CNPJ para fisioterapeuta e utilizar outros modelos de empresas.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

É uma ótima opção para quem não quer que seu patrimônio privado seja vinculado ao empresarial. Na SLU, não é preciso ter um sócio para abrir a empresa e há uma abertura empresarial mais flexível por não ter um capital mínimo nem um limite salarial.

Sociedade Limitada (LTDA)

Não tem patrimônio privado e empresarial vinculado e é uma boa opção para quem deseja ter até 7 sócios na empresa.

Como abrir clínica de fisioterapia?

Para abrir uma clínica de fisioterapia, o profissional deve:

  • realizar registro no Crefito;
  • ir à Junta Comercial da sua cidade para entrega de documentos;
  • cadastrar o CNPJ para fisioterapeuta na Receita Federal;
  • fazer a Inscrição Municipal com a prefeitura municipal;
  • solicitar à prefeitura uma licença prévia para o alvará de funcionamento e da licença sanitária;
  • gerar o Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVS) por meio do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa).

Então, se você quer abrir um CNPJ para fisioterapeuta e abrir clínica de fisioterapia de forma mais simples, prática e rápida em apenas 4 passos, nós podemos te ajudar!

Aqui no Simplificador prestamos serviços para abertura de empresa, auxílio com MEI, PJ, Simples Nacional, impostos, Certificado Digital e serviços de contabilidade. Navegue pelo site e entre em contato.

Confira também: Comunicado mudança de contabilidade

Categories:

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!