CNPJ para nutricionista abrir clínica pode ser MEI?

Muitos trabalhadores têm procurado formas de empreender para ter a sua liberdade financeira. Com as medidas que foram realizadas pelo governo e que ainda estão sendo feitas para o mercado empreendedor, o processo está cada vez mais simples, rápido e prático de ser desenvolvido.00

Entretanto, alguns profissionais, como os da área da saúde, têm algumas questões que devem ser analisadas antes, como os nutricionistas. Pensando nisso, nesta publicação, abordaremos sobre como abrir uma clínica de nutrição e o tipo de empresa que deve ser utilizada após solicitar um CNPJ para nutricionista!

Nutricionista pode ser MEI?

Um profissional da área de nutrição tem sua atividade regulamentada pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), portanto não pode ser Microempreendedor Individual (MEI), pois o MEI tem como finalidade permitir atividades de trabalhadores liberais que não estão registrados.

Esse procedimento de registro é feito por meio da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que é definida por códigos e que tem mais de 400 atividades na lista.

Como a atividade de nutricionista já tem um registro no CFN e já está formalizada, não há necessidade de ter essa figura jurídica que é o MEI.

Qual o tipo de empresa ideal para nutricionista?

Autônomo

Utiliza o CPF, não tem um limite de faturamento e, como nutricionista já tem registro no CFN, o profissional já tem a liberação para emitir Notas Fiscais ou então o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Empresário Individual (EI)

Por meio do Empresário Individual, a empresa pode ser de dois tipos:

  • Microempresa (ME): enquadra-se no Simples Nacional e tem um limite de faturamento equivalente a R$ 360 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): também se enquadra no Simples Nacional e tem um limite de faturamento equivalente a R$ 4,8 milhões.

O Empresário Individual utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para abrir uma empresa, portanto o patrimônio utilizado é o privado.

Sociedade Limitada (LTDA)

A LTDA é um estilo que necessita de um CNPJ para nutricionista. O patrimônio empresarial é separado do privado, permitindo que o empresário tenha até 7 sócios, contanto que cada um tenha definido o seu papel de participação na empresa.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A SLU pode ser aberta se houver um CNPJ para nutricionista. O patrimônio da empresa é desvinculado do privado e não precisa de sócio para a abertura da empresa. Esse tipo de empresa traz mais flexibilidade para o empreendedor pois não tem capital mínimo e limite salarial definido.

Como abrir clínica de nutrição?

  1. Primeiramente, é preciso registrar-se no CFN;
  2. Entregar os documentos na Junta Comercial;
  3. Ir à Receita Federal e cadastrar o CNPJ para nutricionista;
  4. Na prefeitura municipal, realizar a Inscrição Municipal;
  5. Deve-se, juntamente à prefeitura, realizar a solicitação do alvará de funcionamento e da licença sanitária.

Então, se você quer abrir um CNPJ para nutricionista e quer saber como abrir clínica de nutrição de forma mais simples, prática e rápida em apenas 4 passos, nós do Simplificador podemos te ajudar!

Aqui no Simplificador prestamos serviços para abertura de empresa, para MEI, pessoa jurídica (PJ), Simples Nacional, impostos, Certificado Digital e serviços da área contábil.

Confira também: Comunicado mudança de contabilidade

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!