Muitos empresários, dos mais diversos portes e setores, se perguntam: mas, afinal, como mudar de contador? O assunto é delicado, por isso estamos aqui para te ajudar nesse processo.

A contabilidade é parte fundamental de todo o negócio e garante que a empresa esteja em dia com suas obrigações legais, e a resposta para a pergunta acima é: sim! Você pode trocar de contador, contanto que siga alguns passos.

Por que trocar de contador? Quais sinais indicam que está na hora?

Quando o contador não consegue realizar um trabalho satisfatório, colocando sua empresa em risco de ter problemas com o Fisco, é o momento de analisar uma possível troca, antes que as irregularidades se concretizem.

Além disso, há outros sinais que justificam a troca de contador. São eles:

  • atendimento ruim;
  • custo elevado
  • descumprimento de prazos; 
  • dificuldade de comunicação com o contador; 
  • falta de alinhamento com as mudanças da legislação;
  • falta de proatividade; 
  • e uso de ferramentas desatualizadas, por exemplo.

Então, é chegada a hora de mudar de contador? Veja como:

Afinal, como mudar de contador? Confira o passo a passo

1. Leia o contrato de prestação de serviços que possui com o atual contador

O primeiro passo para trocar de contador é sempre ler o contrato de prestação de serviços procurando se há cláusulas que falem sobre a rescisão do contrato, a necessidade de aviso prévio ou existência de multa.

2. Comunique ao contador

É fundamental fazer um aviso prévio de que haverá a mudança falando até quando seguirão os serviços prestados e pedindo uma devolutiva com a confirmação do recebimento da mensagem.

O aviso de recebimento é importante para que você tenha certeza de que enviou o aviso para o e-mail correto.

3. Assine o distrato de prestação de serviços

Após o comunicado de encerramento de parceria, o antigo contador deverá enviar o distrato de prestação de serviços. Nele, devem estar as informações sobre tudo o que foi cumprido, se ainda há obrigações pendentes, assim como a entrega dos documentos.

Leia com atenção e depois assine o distrato.

4. Leia e assine o contrato de prestação de serviços com o novo contador

O novo contador deverá enviar-lhe um novo contrato de prestação de serviços contento todos os serviços que serão prestados, normas, prazos e cláusulas. Leia bem antes de assinar.

5. Solicite um levantamento de regularidade da sua empresa

Para ter certeza de que o antigo contador não deixou nenhuma irregularidade passar, solicite ao novo que faça uma verificação de regularidade da empresa.

6. Realize o alinhamento com o novo contador e entregue todas as informações necessárias

Para que o trabalho do novo contador já comece de forma otimizada, é fundamental fazer um alinhamento inicial para deixá-lo instruído com relação às principais demandas.

Ele também pedirá uma lista de informações, como livros contábeis, documentos, procurações e senhas. Entregue o quanto antes para que o contador possa seguir com o trabalho.

Importante: sempre que se lembrar de uma informação relevante referente ao seu CNPJ, como a existência de parcelamentos, pedidos de compensação, débitos ou processos administrativos em andamento, comunique ao contador o quanto antes.

Quer mudar de contador? Conte com a ajuda do Simplificador

Mudar de contador implica em contar com profissionais que realmente entendem do assunto. No caso, o Simplificador é uma empresa de contador on-line, isso significa que a contabilidade é feita sem que você perca tempo com papelada e burocracias.

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços do Simplificador e veja como nosso time pode ajudar seu CNPJ.

Confira também: abrir uma ME (Microempresa)

Categories:

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!