Razões para mudar de contador

Para muitos empreendedores, ter um contador é essencial para o bom desenvolvimento do negócio. O que acontece é que nem sempre encontramos um contador confiável, que mantenha o nosso CNPJ em situação regular e que nos deixa tranquilos para gerir a parte estratégia da empresa.

Veja, neste post, as principais razões para trocar de contador, como funciona o processo e saiba os principais critérios na hora de escolher um bom profissional!

Razões para mudar de contador

Veja alguns motivos para mudar de contador:

Custo-benefício

Os serviços prestados pelos contadores de empresas que optam pelo Simples Nacional e de Microempreendedores Individuais (MEIs) são diferentes e demandam esforços distintos para serem realizados. Dessa forma, um bom motivo para trocar de contador é quando ele precificar os serviços com valores além do que eles valem para você.

Para resolver essa questão, é interessante verificar quais os serviços que a concorrência oferece e quais valores estão sendo cobrados. Uma boa dica aqui é procurar um profissional que tenha um pacote de serviços completo para sua empresa.

Atendimento personalizado

Cada organização possui necessidades específicas. Por isso, o contador deve entender o negócio e trabalhar de forma personalizada para atender à demanda financeira, tributária e estratégica da empresa. 

Muitas vezes, nem mesmo você entende bem da burocracia relacionada ao pagamento de tributos, emissão de guias e dos protocolos e documentações, de modo que um profissional que compreenda sua empresa e os objetivos do negócio se torna a melhor solução.

Confiança

Uma boa razão para mudar de contador é quando a relação de confiança se quebra entre vocês. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a entrega de declarações fora do prazo, pagamento de valores indevidos, erros na escrituração contábil e fiscal ou até mesmo atrasos nas solicitações que você faz ao profissional. 

Se houver uma recorrência de situações como essas, o mais indicado é a troca de contador o quanto antes!

O processo de mudança de contador

Tomada a decisão de mudar de contador, o primeiro passo é verificar o contrato celebrado com o profissional atual. É possível que você tenha que avisar o profissional sobre a troca dias antes de formalizar a decisão, em alguns casos, é preciso realizar o pagamento de uma multa contratual por conta da rescisão antes do prazo acordado.

Depois de avaliar o contrato, é importante ver no que o contador estava trabalhando. Caso ainda haja uma pendência ou alguma situação a ser resolvida, como um parcelamento, por exemplo, é importante tomar conhecimento do procedimento para informar o novo contador.

Por fim, é preciso notificar o seu contador atual da decisão. Isso deve ser feito de maneira formal e idônea, como por e-mail ou por meio de uma carta registrada. 

É essencial deixar claro que o trabalho está sendo dispensado, fazer o pedido de encerramento, colocar uma data final para o término dos serviços, pedir um relatório da situação cadastral, solicitar o envio dos documentos que estiverem sob posse do contador e pedir os logins e senhas dos portais eletrônicos.

Critérios para escolher um contador

Depois de dispensar o seu antigo contador, é o momento de ir em busca de um novo profissional para atender a sua empresa. Quando fizer isso, fique atento aos seguintes critérios:

  • preços justos;
  • atendimento ágil;
  • boas recomendações;
  • pacotes completos;
  • registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Para encontrar todos esses critérios em um só lugar e trocar de contador com tranquilidade, conte com o Simplificador. Continue navegando aqui no site e veja os planos disponíveis para o seu negócio!

Categories:

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!

Categorias

inscreva-se

Inscreva-se

Categorias

inscreva-se

Inscreva-se