Tabela CNAE

Antes de abrir uma empresa, é importante entender quais são os custos envolvidos com o pagamento de impostos do negócio. Para isso, deve-se consultar a atividade econômica do negócio e, depois, avaliar as opções disponíveis no que tange aos sistemas de tributação.

Continue a leitura e saiba mais sobre o CNAE!

O que é tabela CNAE? 

A tabela da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é composta de códigos de atividades que podem ser exercidas pelas empresas que optam pelo regime de tributação do Simples Nacional. 

Antes de abrir uma empresa, é preciso consultar a tabela CNAE para saber qual é o código da atividade e em qual alíquota de impostos se enquadra.

No regime de arrecadação do Simples Nacional, existem 5 anexos que informam às empresas como deve ser feito o pagamento de seus impostos, ou seja, por qual alíquota e limite de faturamento precisam se basear na hora de recolher os tributos. 

Assim, o código proveniente da tabela CNAE permite que essas informações sejam conhecidas antes mesmo de abrir a empresa.

Como consultar o CNAE de uma empresa? 

Para fazer uma consulta do CNAE de uma atividade, é preciso acessar o site da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), oriunda do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma vez no site, é preciso clicar na opção “Busca Online CNAE” para fazer a pesquisa.

É possível fazer a busca por “estrutura” do código, na qual você deve escolher dentre uma das seções e divisões do CNAE ou por “atividades”, na qual é possível fazer a busca por palavras-chaves ou códigos e refinar a busca, inclusive, pelo tipo de classificação.

Qual CNAE pode ser Simples Nacional? 

Diversos tipos de CNAE podem ser enquadradas no Simples Nacional, desde que cumpram com os requisitos do sistema.

Confira alguns profissionais que podem fazer parte do Simples Nacional:

  • advogado;
  • arquiteto;
  • dentista;
  • fisioterapeuta;
  • médico;
  • nutricionista;
  • psicólogo.

Porém, nem todas as atividades que contemplam os requisitos gerais do sistema podem optar pelo Simples Nacional. É necessário, portanto, analisar algumas resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional, para verificar se a atividade não é vedada do sistema.

Para fazer isso com segurança, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade online, como é o caso do Simplificador. Podemos ajudar desde o começo do seu negócio, realizando os procedimentos necessários para a abrir a sua empresa e enquadrá-la no Simples Nacional.

Continue navegando pelo site do Simplificador caso esteja procurando por contabilidade on-line!

Categories:

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!